Voltar

A Comida “Criolla”

A gastronomia peruana é considerada uma das melhores do mundo. Sua riqueza é resultado da mistura de comidas inca, espanhola, árabe, africana, francesa.

A gastronomia peruana é considerada uma das melhores do mundo. Sua riqueza temática é resultado da mistura de comidas inca, espanhola, árabe, africana, francesa, chinesa, japonesa e italiana.

Temos uma gama de sabores e cores, verdadeira arte culinária num país onde a variedade de carnes, peixes, frutos do mar, vegetais e frutas fazem possível uma das melhores gastronomias do mundo em constante desenvolvimento. São mais de 2 mil sopas, 5 mil pratos e ao redor de 350 sobremesas que dão a Lima o Titulo de CAPITAL GASTRONOMICA DE AMERICA LATINA.

Quem degustar algum dos pratos peruanos, pode não saber que está experimentando o resultado de um fascinante desenvolvimento de comidas e culturas.

         Com a chegada dos espanhóis foram introduzidas a esta parte de América novas espécies de animais, frutas e plantas. A fusão da cozinha inca com a espanhola deu luz à comida “criolla”. Nesta nova cozinha, sínteses de dois continentes,  começaram  a aparecer novos pratos,  que foram evoluindo de geração em geração e no crisol das nossas cozinhas, onde  dia a dia se misturam pratos e costumes.

O Inca comia o ceviche marinhado em “chicha” e vários sucos azedos, mas foi com a introdução dos limões e cebolas pelos espanhóis que  temos o internacionalmente famoso CEVICHE.

A grande variedade da gastronomia peruana se deve a sua privilegiada geografia com “Costa, Sierra, Selva” com um número de micro climas ainda não definido. Além disso há a mistura de raças e culturas e a adaptação de costumes milenares a cozinha moderna de vanguarda.

A cozinha clássica peruana é atrativa também pela sua diversidade. Algumas vezes picante pelo uso do “ají” (pimenta), ingrediente básico para determinados pratos. Mesmo assim, algumas pimentas não são tão picantes, mas servem para dar cor à apresentação de pratos típicos ou para intensificar o sabor. O arroz é um ingrediente que acostuma acompanhar muitos pratos da gastronomia peruana.

Cada região oferece sua riqueza e identidade distintiva culinária.  Graças à variedade e a harmonia de sabores e produtos utilizados na gastronomia peruana é premiada internacionalmente e seus chefs conseguem permanentemente triunfos em lides culinárias que distinguem sua enorme qualidade.

Artigos Recomendados: